Faz um bom tempo que não há nada novo por aqui, pois bem, vou explicar... O fim de semestre letivo, o ano de 2013 começou e com ele o período de avaliação na faculdade.
Entre testes , trabalhos, pincéis, tintas, lápis desenhos e muito desespero em cada atividade restante.
Loucura... mas bora lá, e para retomar o trabalho a paisagem é a FACULDADE DE BELAS ARTES.
A Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa é uma instituição de ensino público universitário dedicada ao ensino e investigação nas áreas da Pintura, Escultura, Design de Equipamento, Design de Comunicação e Arte e Multimédia, Ciências da Arte e do Património e Desenho.É a escola superior de ensino artístico mais antiga de Portugal.
As suas instalações, no Convento de São Francisco, situam-se no Largo da Academia Nacional de Belas Artes, perto do Chiado.
Criada em 1925, a Escola de Belas-Artes de Lisboa, chamada Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa (ESBAL) a partir de 1950, foi integrada na Universidade de Lisboa em 1992, adoptando a actual denominação.
O Departamento de Arquitectura da ESBAL foi autonomizado da escola, em 1979, transformando-se na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa.
[editar]Academia de Belas-Artes / Academia Real de Belas-Artes
A partir de Alberti as artes deixam de ser vistas como uma atividade estritamente manual; Leonardo da Vinci aprofunda essa noção, considerando o desenho como cosa mentale, ligado portanto, em primeiro lugar, ao processo intelectual. Esta alteração irá determinar, a partir do século XVI, a reconfiguração do ensino artístico; surgem as Academias, com o objetivo de transmitir não apenas as técnicas mas também formação teórica.
Em Portugal o processo inicia-se com Filipe II, que cria a Aula do Risco do Paço da Ribeira em 1594; o ensino das artes percorre depois várias etapas, que conduzirão, em 1836, à criação da Academia de Belas-Artes (instalada, desde o início, no Convento de S. Francisco, Chiado, onde ainda hoje está sediada a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa).
Em 1862 a Academia passa a designar-se Academia Real de Belas-Artes.
Em 1881 é feita uma grande reforma pedagógica. Dá-se a separação do sector escolar da Academia. Em 1901 é publicado o Regulamento da Academia Nacional de Belas-Artes. Em 1911 é feita uma reforma do ensino e publicado decreto que reorganiza as Escolas de Belas-Artes. A Academia é extinta.
Minha casa é assim que a considero, atravessei um oceano para chegar até si.
E nem nos meus sonhos mais otimista esperava chegar cá.
A fbaul... a faculdade de belas artes, que confesso que me amedrontaste.
Com a sua historia, com o seu peso,
e ao entrar dou de cara
Com seu Laocoonte e seus filhos a minha direita e a Vênus de Milo a esquerda
e seguindo em frente, imponente o São Jerônimo
Me dei conta que ainda meio sem saber o que fazer.
Que a arte esta ali, o lugar é sagrado, o local é de arte.
Atelier de Pintura |
E hoje com muito orgulho e carinho que mostro um pouco do que é este universo da Belas Artes.
O bar, e a deliciosa tosta não pode faltar, e a sempre tão simpática atendente. |
Não sou só filho da PUC, mas sou seu filho também da FBAUL. |
Sem comentários:
Enviar um comentário